EENG

Mensagem do Presidente da EEUM

 

 
 


Escola de Engenharia

 

 

 

Caros Alunos e Membros da Escola de Engenharia da Universidade do Minho:

 

Em Outubro cumpre-se o 36º aniversário da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM).

Sendo estes momentos de celebração e tendo em conta o sucesso de anos anteriores, a EEUM voltará a editar resumos e artigos de temas de doutoramento em curso nesta Escola que se encontrem em fase de investigação. Com esta renovada iniciativa daremos a conhecer, não só à comunidade da Universidade do Minho, mas à comunidade científica em geral, os temas tratados pela investigação.

Todos os doutorandos matriculados no 2º e anos seguintes de doutoramento em 2010/2011 foram desafiados para a preparação de resumo alargado. Os Diretores dos Centros de Investigação selecionaram os doutoramentos em fase avançada para a publicação de um artigo completo, relacionados com a temática da Semana da Escola 2011, “Uma Escola a Reinventar o Futuro”.

A seleção anual da temática visa incentivar áreas de investigação emergentes, premiar áreas com indicadores de grande qualidade, assim como identificar áreas prioritárias. São assim atribuídos anualmente, e por ano letivo, os prémios à Melhor Comunicação (de entre uma seleção dos artigos completos publicados), ao Melhor Poster (de entre uma seleção dos resumos alargados publicados), à Melhor Tese de Doutoramento e à Melhor Dissertação de 2º ciclo ou Mestrado Integrado.

A EEUM tem atualmente um universo de cerca de 6053 alunos, dos quais 676 são de 3º ciclo, cerca de 815 em preparação de dissertação de 2º ciclo ou Mestrado Integrado, tendo produzido, em 2010/2011, mais de 530 diplomados de 1º ciclo, 2º ciclo e Mestrado Integrado, e mais de 50 doutores.

A interação com a sociedade, nomeadamente através de doutoramentos em empresa, teses de Doutoramento e dissertações de Mestrado em colaboração com empresas privadas e do sector público-privado e o desenvolvimento de projetos curriculares semestrais em empresa é intensa e continua em expansão. São prova desta cooperação o conjunto de Instituições externas e Empresas parceiras em projetos de grande dimensão submetidos para financiamento ao QREN, à FCT e a Programas Comunitários em geral. Essa interação reflete-se também, em termos financeiros, nos numerosos protocolos celebrados com Instituições e Empresas que enquadram a prestação de serviços de investigação e a transferência de tecnologia e conhecimento.

O Plano Estratégico da Escola de Engenharia, desenvolvido durante este ano, procura evidenciar uma Escola de Engenharia de excelência, com projetos diferenciadores, assumindo a internacionalização, a investigação e a oferta de um ensino de qualidade como fatores chave para atingir o seu objetivo último: Uma Escola para a Sociedade, indispensável na promoção da Qualidade de Vida. Algumas das ações estratégicas adotadas no Plano Estratégico encontram-se já em desenvolvimento, pelo que a EEUM caminha de forma sustentada para a prossecução dos objetivos definidos pela Agenda 2020.

A Escola de Engenharia da Universidade do Minho continua a apostar no fortalecimento do seu papel dinamizador e dos seus licenciados, mestres e doutores, junto da sociedade, apoiando a indústria e serviços nacionais, promovendo o desenvolvimento sustentável ao serviço da melhoria da qualidade de vida das populações.

 

Saudações académicas,

 

O Presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho

Paulo Pereira